domingo, 3 de junho de 2012

VIVÊNCIAS E MUDANÇAS... PARTE B


PECADOS E PISCADELAS
Uma vez que, na Idade Moderna, erótico designava o que tivesse relação como o amor, como essa definição se materializaria em prática?
Há registros  de estratégias de sedução que soariam pueris aos olhos de hoje como em passarem os homens a distribuir piscadelas de olhos e a fazerem gestos sutis com as mãos e bocas para as mulheres que se postavam à janela, em dias de procissão, como se fossem eles vendedores de farinha, chamados de bufarinheiros. Tambem o caso do “namoro de escarrinho”, costume brasileiro dos séculos XVII ao qual o enamorado punha-se embaixo da janela da moça e não dizia nada, limitando-se a fungar à maneira de gente resfriada. Caso a declaração fosse correspondida, seguia-se uma cadeia de tosses, assoar de narizes e cuspidelas.  Mas sabe-se que hoje no interior do país, o namoro à janela das moças não desapareceu de todo.
A poesia burlesca vingava-se da repressão. Nela os órgãos genitais falavam:

Tal fogo em mim senti, que de improviso
Sem nada lhe dizer me fui despindo
Te ficar nu em pelo, e o membro feito.
Nise cheia de susto e casto pejo
Junto a mim sentou-se sem resolver-se
Eu mesmo a fui despindo, e fui tirando
Quanto cobria seu airoso corpo
Era feito de neve: os ombros altos
O colo branco, o cu* roliço e branco
A barriga espaçosa, o cono estreito
O pentelho mui denso, escuro e liso
Coxas piramidais, pernas roliças
O pé pequeno... oh céus! Como és formos
*nome dado as nádegas
Isso era poesia...
No casamento, todo o cuidado era pouco. Normas regiam as praticas dos casados. Até para ter relações sexuais, as pessoas não se despiam. As mulheres levantavam as saias ou as camisas os homens, abaixavam as calças e ceroulas.
Sobre o papel da mulher durante as relações, fazia-se eco aos conselhos: que nenhuma mulher, mas nenhuma mesmo, desejasse o lugar de amante de seu marido. Isso queria dizer que a esposa não devia demonstrar nenhum conhecimento sobre sexo. Somente casta e pura ela se seria desejada. Sua ingenuidade seria prova de sua honradez.


* Analise  cada  parte desse artigo e faça seu comentario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário