A oração da propina
e a educação que molda a ética e o caráter
Julho 2012
O texto da oração da
propina revela um cinismo inaceitável: “Quero agradecer, meu Deus,
por estarmos aqui. Somos gratos pela vida do Durval, que é uma bênção em nossas
vidas. Quantas investidas de homens malignos contra a vida dele. Precisamos da
tua cobertura. O Senhor tem pessoas que têm armas para nos ajudar nessa guerra.
O Senhor nunca falha. É o Senhor que determina. Proteja a vida do Durval, de
seus filhos, seus familiares. Precisamos de uma cidade diferente. O Senhor tem
para nós um novo tempo. O Senhor é a verdade, é a nossa justiça. É aquele que
abre as portas. Tire esses homens do nosso caminho.” Terminada
a oração, o deputado Prudente comenta: “Que
paulada!” Poderia concluir com um singelo “amém”. Mas nada ali tinha a ver com Deus.
A ética na escola vem sendo
a menina dos olhos de muitos educadores em todo o mundo. Hoje em dia, é
possível encontrar na Internet vários sites em que o assunto é tratado
por meio de resoluções, manifestos, ensaios, enfim, de uma variada gama de
documentos. O Center for the Advancement of Ethics and Character, com sede em
Seattle, Estados Unidos, aponta, por exemplo, em um manifesto , que o aumento
dos índices de violência, de suicídio e de gravidez precoce entre adolescentes
tem tomado de assalto a sociedade norte-americana nos últimos anos. Em vista
disso, propõe que as escolas e os professores reafirmem suas responsabilidades
como formadores de caráter. Já no Brasil, o capítulo dos PCNs (terceiro e
quarto ciclos) relativo à ética sublinha a necessidade de a escola se
configurar em espaço de reflexão sobre a moralidade porque, entre outras
razões, "o cotidiano escolar está encharcado de valores que se traduzem em
princípios, regras, ordens, proibições"
Tudo se torna comum. As
brigas, os xingamentos, a falta de carinho, a ritualidade negativa de viver no
movimento dos contrários. A criança nessa faixa etária precisa ter marcante os
traços significativos de uma sociedade sadia. Mas a corrente que manifesta os
valores da sociedade são negativas, nocivas, pecaminosas na moldagem desses futuros cidadãos.
Deus, caráter, conhecimento,
valores estão confusos e totalmente fora do encaixe que envolve o crescimento
sadio de uma personalidade humana.
O mundo virou palhaçada da
mais baixa categoria. Como ensinar valores aos futuros candidatos que irão
governar todas as esferas da sociedade? Crianças que convivem com todo esse
lixo onde governantes não tem um mínimo de ética e usa de qualquer artifício
descaradamente subestimando qualquer inteligência.
Escolas perdidas nessa
tempestade de inverdades, poucos que lutam contra um mundo as avessas e muitos
que se apropriam de verdades puras e a transformam em imundícias ao seu bel
prazer e não analisam as consequências de seus atos que vagarosamente se
enraízam como trepadeiras e contaminam toda a sociedade levando muitos a
viverem achando tudo “ normal” .
A ORAÇÃO DA PROPINA nos faz
refletir sobretudo no ponto de vista da ética e da política. Podemos concluir
deixando uma pergunta no ar? A
constatação do pensador italiano Maquiavel ao referir-se que religião e a
política nos levam a desilusão, quando se percebe que do bem não decorre o bem.
Maquiavel faz essa terrível constatação – aquilo que, no plano privado ou
pessoal ou religioso, é bom e merece elogios, pode redundar em catástrofe no
campo da política.
Precisamos levar nossos
políticos e nossos alunos a estudarem Maquiavel só assim surgirá uma luz no fim do túnel.
A EDUCAÇÃO É E
SEMPRE SERÁ A REGRA PARA UMA SOCIEDADE SADIA.
GLEIDE BORGES HARTUIQUE
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psicopedagoga
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