terça-feira, 3 de julho de 2012

Oração da propina


A oração da propina e a educação que molda a ética e o caráter
                                                            Julho 2012

O texto da oração da propina revela um cinismo inaceitável: “Quero agradecer, meu Deus, por estarmos aqui. Somos gratos pela vida do Durval, que é uma bênção em nossas vidas. Quantas investidas de homens malignos contra a vida dele. Precisamos da tua cobertura. O Senhor tem pessoas que têm armas para nos ajudar nessa guerra. O Senhor nunca falha. É o Senhor que determina. Proteja a vida do Durval, de seus filhos, seus familiares. Precisamos de uma cidade diferente. O Senhor tem para nós um novo tempo. O Senhor é a verdade, é a nossa justiça. É aquele que abre as portas. Tire esses homens do nosso caminho.” Terminada a oração, o deputado Prudente comenta: “Que paulada!” Poderia concluir com um singelo “amém”. Mas nada ali tinha a ver com Deus.
A ética na escola vem sendo a menina dos olhos de muitos educadores em todo o mundo. Hoje em dia, é possível encontrar na Internet vários sites em que o assunto é tratado por meio de resoluções, manifestos, ensaios, enfim, de uma variada gama de documentos. O Center for the Advancement of Ethics and Character, com sede em Seattle, Estados Unidos, aponta, por exemplo, em um manifesto , que o aumento dos índices de violência, de suicídio e de gravidez precoce entre adolescentes tem tomado de assalto a sociedade norte-americana nos últimos anos. Em vista disso, propõe que as escolas e os professores reafirmem suas responsabilidades como formadores de caráter. Já no Brasil, o capítulo dos PCNs (terceiro e quarto ciclos) relativo à ética sublinha a necessidade de a escola se configurar em espaço de reflexão sobre a moralidade porque, entre outras razões, "o cotidiano escolar está encharcado de valores que se traduzem em princípios, regras, ordens, proibições"
Tudo se torna comum. As brigas, os xingamentos, a falta de carinho, a ritualidade negativa de viver no movimento dos contrários. A criança nessa faixa etária precisa ter marcante os traços significativos de uma sociedade sadia. Mas a corrente que manifesta os valores da sociedade são negativas, nocivas, pecaminosas na moldagem desses  futuros cidadãos.
Deus, caráter, conhecimento, valores estão confusos e totalmente fora do encaixe que envolve o crescimento sadio de uma personalidade humana.
O mundo virou palhaçada da mais baixa categoria. Como ensinar valores aos futuros candidatos que irão governar todas as esferas da sociedade? Crianças que convivem com todo esse lixo onde governantes não tem um mínimo de ética e usa de qualquer artifício descaradamente subestimando qualquer inteligência.
Escolas perdidas nessa tempestade de inverdades, poucos que lutam contra um mundo as avessas e muitos que se apropriam de verdades puras e a transformam em imundícias ao seu bel prazer e não analisam as consequências de seus atos que vagarosamente se enraízam como trepadeiras e contaminam toda a sociedade levando muitos a viverem achando tudo “ normal” .
A ORAÇÃO DA PROPINA nos faz refletir sobretudo no ponto de vista da ética e da política. Podemos concluir deixando uma pergunta no ar?  A constatação do pensador italiano Maquiavel ao referir-se que religião e a política nos levam a desilusão, quando se percebe que do bem não decorre o bem. Maquiavel faz essa terrível constatação – aquilo que, no plano privado ou pessoal ou religioso, é bom e merece elogios, pode redundar em catástrofe no campo da política.
Precisamos levar nossos políticos e nossos alunos a estudarem Maquiavel só assim surgirá uma  luz no fim do túnel.
A EDUCAÇÃO É E SEMPRE SERÁ A REGRA PARA UMA SOCIEDADE SADIA.

                                                       GLEIDE BORGES HARTUIQUE
                                                       -------------------------------------------------------------        
                                                                     psicopedagoga




Nenhum comentário:

Postar um comentário