domingo, 23 de setembro de 2012

a dobradura dos lenços


 A dobradura dos lenços.
Aos que querem crescer na vida profissional, aos que já estão nesse caminho, aos que aspiram graus mais elevados ou simplesmente aos que querem um lugar ao sol.

Há momentos em que o velho se revela em mim, e isto acontece cada vez mais. Antigamente, eu era o mais novo nas conversas, mesas.. o que já não é tão comum. Já dei aula para professores, que passaram por mim há alguns anos e, agora, sentam-se comigo.
Há alguns anos disse  que possuía todas as respostas para o mundo no meu bolso, que só me faltava achar os botões da calça. Sigo tentando achar os botões, estou certo, mas uns duzentos ou trezentos anos, e eu finalmente entenderei tudo: o amor os filhos, a alma humana, esse maior desafio.
Sobre envelhecer, minha mulher, sete anos mais jovem me lembra disso algumas vezes. Ela insiste em que eu abandone os lenços de tecido , trocando-os pelos de papel- muito mais práticos, higiênicos modernos etc.
Curiosamente habilidade de lenços e sua descartabilidade não me dizem coisa alguma. Explico. Minha mãe já morta não me deixava sair sem um lenço limpo, pois a julgava indispensável para um homem correto. Ela ensinou coisas como não sair de casa, nem fazer refeição sem camisa, sobre ser honesto , tratar bem as pessoas e não  fechar as portas pois o mundo é pequeno. Mas também tinha essas coisas pequenas, como achar que uma boa esposa tinha que tocar piano e eu tinha sempre que ter um lenço limpo no bolso. Havia também algumas coisas ruins como não se cuidar e morrer de algo negligente.
Mas falarei de lenços. Eu não saia de casa sem um deles e era um presente comum eu receber dela outra caixa. Logo enquanto houver lenços de pano eu desprezarei do de papel porque de alguma forma mesmo louca, quando os tenho no bolso tenho um pouco da minha mãe. E quando o assoo é como se os dedos de mãe tocasse a ponta de meu nariz. Quando me seco é como se a sua mão passasse na minha face.  E não tenha duvidas, qualquer homem daria seu braço direito para ser tocado novamente pela mãe  já morta. Por isso mesmo eu alerto que todos que tiverem sua mãe viva no  CTI corra enquanto há tempo. Sim eu visitei , liguei , conversei com ela a menos que deveria e  o concurso Fez parte disso. Imaturo, jovem como uma só mãe pode entender, cuidei da carreira do que era sensato. E agora o que posso fazer é consolar-me pelos acertos que de fato tive e alertar os amigo. Liguem , visitem , faça agrados, vontades, estejam juntos. Eu os invejo e invejarei cada dia e alertarei a todos.
Os lenços. Um dia desses recebi uns lencinhos pequenos sensivelmente menor do que costume. Protestei com minha esposa por te-los trocado. Não é coisa de velho , é que abertos eles se encaixam no bolso  e já que não sou muito pequeno , o novo modelo não era tão bom para cobrir meu nariz. A esposa paciente alertou-me que era o mesmo lenço que apenas tinha sido dobrado de forma diferente. Imediatamente meu lado cientista e pesquisador foi fazer as conferencias. Percebi que ele era mais gordinho que o modelo tradicional aquele que alem de útil lembra a senhora minha mãe. Suspeitei então de passar ao largo de uma VERDADE ESSENCIAL e desejei bebe-la.
Verdade essencial é QUALQUER GRANDE CONCLUSÃO APRENDIZADO, LIÇÃO OU FRASE QUE VOCE PODE ASSIMILAR NA VIDA.  Estão por aí nos livros , teatro, nas conversas com idosos crianças, ou por vezes, em situações vividas, ou escondida em paisagens. Sou um caçador delas.
A verdade essencial escondida no lenço , me corrija se estiver errado é que conforme nos dobramos PODEMOS SER MAIORES OU MENORES. Nosso tamanho é influenciado pela forma como nos dobramos e curiosamente daí deriva O um segundo enunciado filosofal: DE UM MODO OU DE OUTRO OS LENÇOS CONTINUAM TENDO O MESMO TAMANHO QUANDO SE DESDOBRAM.
Quer dizer todos os homens tem valor igual. O homem que souber todas as coisas não saberá que é ser ignorante, o homem repleto de bens e propriedades na tem a tranquilidade do pescador humilde, o grande executivo não pode ter a vida pausada do porteiro . não existe nada de graça , todas as coisas possuem seu preço e seu ônus.
Mas falemos dos lenços. Alguns homens que não se dobra aos estudos, que não se dobram as disciplinas, não se dobram aos movimentos necessários, para vencer obstáculos. São pessoas que serão pequenas, ou melhor, menores que poderiam .
Mas quem se dobra mais não fica menor? Não. Depende do ângulo que você olha. O mais dobrado visto de lado é mais alto. A questão não é se dobrar ou não, mas a forma que se dobra e o ângulo de visão escolhido.
Sempre existirão obstáculo entre o homem e seu sonho. Mas como já foi dito. OBSTACULOS SÃO AQUELAS COISAS ASSUSTADORAS QUE VOCE VE QUANDO DEIXA DE FOCAR EM SEU SONHO. Algumas pessoas se dobra, se curvam mesmo para pegar o que deseja. Outras não.
Lembro de minha adolescência, quando era ridicularizado e considerado bobo, tolo de estudar tanto e acreditar tanto de perder tanto. Eu apenas estava me dobrando como lenço e desejando ser grande. Dobrar-se humildemente , dobrar-se com paciência e perseverança, dobrar-se ao som do sonho. E a vida e tempo me recompensaram pelos meus esforços. A vida sempre recompensa.
Não me dobrei tanto quanto devia aos cuidados com minha mãe, e nem com a saúde e fiquei menor tendo que pagar um preço sobre isso. Felizmente cuidei alguma coisa de minha genitora, o que me consola , estou vivo ainda, o que me permite recuperar a saúde o que for possível. A quem se dobre a faça reverencia a preguiça , a omissão , a apatia, ao medo do fracasso ou aos outros temores atuais. E ficam menores , menores mesmo comparado ao que poderiam.
Volto a dizer. Assim como todos valemos intrinsecamente por sermos humanos, assim como sempre temos escolhas enquanto estamos respirando , todos nós homens e lenços respiramos. Não  há como não nos dobrarmos.
Ninguém bate mais forte que a vida e ao mesmo tempo ela é tudo que a temos e ela é bonita. Um espetáculo sem ensaio , irresistível e que estreia todos os dias.
Logo, já que a vida é irrecusável , você terá que dobrar como qualquer lenço mas pode escolher a que se dobrar. Como e quando. E dessas suas decisões sairá desenhado e definido o seu tamanho.  E sempre que quiser você poderá se desdobrar e fazer um outro desenho.
A vida é um lenço flexível que você tem no seu bolso.

                                                                                                                    Baseado no artigo de William Douglas
(juiz Federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 30 obras. Passou em 9 concursos , sendo 5 em primeiro lugar.)

                                                              Gleide Borges Hartuique

Nenhum comentário:

Postar um comentário